O Metropolitano de Lisboa vai garantir o seu serviço de exploração na próxima noite de 12 para 13 de junho, por ocasião das celebrações das Marchas Populares do Sto. António, associando-se às festas de Lisboa e às atividades de lazer culturalmente importantes para a cidade.
Este prolongamento do serviço far-se-á em todas as linhas de metro que funcionarão 24 horas ininterruptamente com comboios de 6 carruagens. Assim, o Metropolitano de Lisboa abrirá as suas portas às 06h30 de dia 12 de junho, como é habitual, e só voltará a encerrar às 01h00 de dia 14 de junho.
Na noite de 12 para 13 de junho, o Metropolitano de Lisboa contará com cerca de 36 estações abertas entre as 01h00 e as 06h30 horas nas quatro linhas, a saber:
· Linha Azul: Pontinha, Carnide, Colégio Militar, Jardim Zoológico, Praça Espanha, São Sebastião, Marquês de Pombal, Restauradores, Baixa-Chiado, Terreiro do Paço, Sta. Apolónia
· Linha Amarela: Odivelas, Senhor Roubado, Lumiar, Campo Grande, Entre Campos, Campo Pequeno, Saldanha, Marquês de Pombal, Rato
· Linha Verde: Telheiras, Campo Grande, Alvalade, Areeiro, Alameda, Anjos, Martim Moniz, Rossio, Baixa-Chiado, Cais do Sodré
· Linha Vermelha: Aeroporto, Moscavide, Oriente, Chelas, Alameda, Saldanha, São Sebastião
O reforço da oferta irá ser efetuado em toda a rede do metro através de um aumento do número de comboios, de uma redução dos tempos de espera entre as 19h00 e as 01h00 face aos horários habituais, e do serviço ininterrupto durante a madrugada de dia 13 de junho.
Na linha Azul, serão lançados mais comboios a partir das 19h00; na linha Amarela, a partir da 20h00; na linha Verde, a partir das 20h30; na linha Vermelha a partir das 01h00. O intervalo mínimo previsto entre comboios no período das 01h00 às 06h30 é de 10’45’’ e o máximo é de 12’30’’.
Visando facilitar as deslocações, evitar demoras e filas desnecessárias, o Metropolitano de Lisboa recomenda, para quem não é possuidor de passe, a aquisição antecipada nas estações dos títulos de transporte para o período noturno de funcionamento especial, através da aquisição nas Máquinas de Venda Automática da viagem de regresso.
No período do reforço da circulação a empresa irá, igualmente, proceder ao reforço dos seus serviços de apoio e de informação ao público em todas as estações, para além do reforço de vigilância, procurando, deste modo, satisfazer da melhor forma possível, as expectativas dos seus clientes.
Para garantir um serviço de transporte com as condições de segurança adequadas, o Metropolitano de Lisboa tem prevista, ainda, uma articulação do reforço acima descrito com as forças de intervenção da PSP.