O Mercado da Terra vai permitir vender ou comprar produtos que vão desde velharias a produtos agrícolas, artesanato e plantas ornamentais na Póvoa de Lanhoso.
No próximo mês de Maio, a Póvoa de Lanhoso vai promover junto da população o Mercado da Terra, iniciativa que permitirá vender ou comprar produtos que vão desde velharias a produtos agrícolas, artesanato e plantas ornamentais, com o objetivo de promover a excelência local.
“O objetivo é divulgar o que na nossa terra se faz em prol da Natureza, da paisagem, do património edificado, da vivência das populações e das suas atividades agrícolas, que distinguem a Póvoa de Lanhoso pela excelência”, explica a autarquia em comunicado enviado ao Boas Notícias.
O mercado decorrerá em dois dias distintos. A 6 de Maio, terá lugar uma aliança entre a sabedoria e a arte da reutilização de velharias com uma mostra de plantas ornamentais, que contará com vasos de plantas de variadas espécies e tamanhos e de algumas maquinarias para uso em jardins.
No dia 20 de Maio, os produtos agrícolas locais estarão em destaque numa ação que terá a participação de várias instituições particulares de sociedade social do concelho, que também estão a iniciar a sua produção agrícola e irão dar o exemplo aos populares.
A autarquia vai ainda aproveitar a data para lançar um projeto de comercialização de proximidade – o Prove – que permitirá “uma nova aproximação entre as comunidades rurais e urbanas, fomentando a solidariedade entre os pequenos produtores locais e os consumidores”.
A entrada no Mercado da Terra é gratuita, sendo que apenas quem pretender comercializar os seus produtos terá de efetuar uma inscrição prévia, que deverá ser feita no Posto de Turismo e na Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso (ATPL).