Apoiar e esclarecer as pessoas sobre as formas de prevenir e combater a depressão é o objetivo do Mercado da Cor que vai percorrer várias cidades portuguesas. O projeto arrancou em Lisboa e vai agora passar por Évora (dia 02), Faro (dia 09), Coimbra (16) e Matosinhos (23).
Os mercados tradicionais, com o seu ambiente muito próprio, cheio de cor, vida e animação, foram os locais escolhidos para contrapor ao cenário sombrio da depressão e passar a mensagem da campanha: “Saia do Escuro – A Depressão tem tratamento”.
Assim, durante cada Mercado da Cor (que decorrem sempre ao sábado de manhã) irão misturar-se múltiplas atividades pedagógicas, promovidas em quatro bancas especiais.
A Banca da Descontração vai receber especialistas que abordarão o tema da depressão e darão dicas de como vida mais descontraída e socialmente ativa contribui para ultrapassar os sintomas da doença.
A Banca da Atividade Física será um espaço com informação e dicas sobre atividade física que ajudarão a manter a mente ativa e saudável.
Na Banca da Alimentação Saudável será possível encontrar vários nutricionistas com dicas sobre os alimentos que contribuem para uma vida mais saudável e quais os que podem ajudar a melhorar os sintomas da depressão. Em horários pré-estabelecidos, um chefe de cozinha irá partilhar informação sobre a seleção e a confeção correta de alimentos com a apresentação de uma sessão de cozinha ao vivo.
Já aqueles que visitarem a Banca Antidepressão podem preencher um breve questionário sobre os sintomas da depressão. Será depois feito um encaminhamento para especialistas que abordarão o tema, nomeadamente as causas, os sintomas, o diagnóstico e o tratamento, através de várias sessões de esclarecimento que decorrerão ao longo do dia.
A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais comuns na nossa sociedade, sendo que cerca de 20% dos portugueses sofrem desta patologia.
Em comunicado, a organização da campanha “Saia do Escuro” salienta que a depressão não escolhe idade nem género, apresentando-se em várias dimensões ao nível dos sintomas emocionais, físicos e físicos dolorosos.
Tristeza, desinteresse, falta de apetite, cansaço, falta de energia, insónia ou dores musculares e de costas, são alguns dos sintomas da depressão que não devem ser desvalorizados.
Clique AQUI para saber mais.