Segundo avança o comunicado divulgado ontem pelo governo escocês, a descoberta foi feita pelo pescador Andrew Leaper no dia 12 de Abril deste ano. Enquanto navegava pela zona este de Shetland Islands, situadas na costa norte da Escócia, Andrew recuperou a garrafa perdida que tinha escrito o código 646B. Dentro do objeto de vidro estava um postal que prometia uma recompensa de seis pences a quem o encontrasse, moeda que atualmente já não existe.
A garrafa que detinha o recorde anterior, com menos seis anos que esta, fora, curiosamente, encontrada pelo mesmo barco que fez esta nova descoberta em Abril. “É uma coincidência espantosa que o mesmo barco de pesca tenha recuperado, anteriormente, a garrafa que detinha o recorde mundial”, declara Leaper, frisando que está “imensamente orgulhoso da descoberta” que fez.
Sabe-se, agora, que o objeto foi lançado ao oceano a 10 de Junho de 1914, integrando uma experiência do governo escocês que, a par daquela garrafa com uma mensagem, lançou outras 1.889 idênticas. O objetivo era que as garrafas chegassem ao fundo do mar de modo possibilitar o mapeamento do local e das correntes marítimas escocesas pela primeira vez.
No anúncio feito ontem pelo Guinness World Records, o porta-voz da organização classificou a mensagem em garrafa com 98 anos como um recorde mundial “fascinante, quer a nível histórico, quer a nível científico”.
Clique AQUI para aceder ao comunicado (em inglês).