A réplica, de 10m2, 7500 lugares sentados e 170 mil peças, foi construída por 46 doentes pediátricos do IPO do Porto (IPOP). O projeto, que está agora exposto no Estádio do Dragão, demorou 39 semanas a ser concluído.
Esta é a primeira iniciativa do “Projecto Construir” e, segundo o site oficial, o objeto da réplica foi escolhido pelas crianças internadas no serviço de pediatria do IPOP: “Este estádio, bem como o seu clube revelam-se particularmente motivantes para as crianças, por haver um reconhecimento com o objeto de construção e por estar relacionado com uma área apaixonante como o futebol”.
No site oficial do projeto, a organização explica que “ao permitir o trabalho em equipa a crianças que se encontram em isolamento, o projeto proporciona uma abertura ao exterior que de outra forma não seria possível”.
Para apoiar esta causa, qualquer pessoa pode construir a sua própria minifigura, no site do projeto e escolher o seu lugar, contribuindo com um valor correspondente (dos 5 aos 50 euros).
A réplica do Estádio do Dragão está agora concluída, mas o “Projeto Construir” vai continuar a promover este tipo de iniciativas.
“No início não tínhamos noção da empreitada mas, olhando para trás, valeu a pena! Valeu muito a pena!”, diz a organização no site oficial.
[Notícia sugerida por Teresa Teixeira]