Um menino de cinco anos, cujo coração esteve parado durante 40 minutos, foi reanimado por um médico do hospital onde estava internado na Grã-Bretanha, que abriu o peito da criança e massajou o coração com as próprias mãos, noticia a imprensa britânica.
Joshua Baker nasceu com um problema cardíaco que o obrigou a passar por inúmeras cirurgias. Em dezembro de 2010 foi submetido a uma operação cardíaca arriscada no Hospital de Glenfield, em Leicester, da qual só tinha 20% de hipóteses de sobreviver.
A operação foi bem sucedida mas, poucos dias depois, Joshua sofreu uma paragem cardíaca, quando ainda se encontrava no hospital. Os pais do menino, Rebecca e Lee Baker, estavam perto da sua cama. Médicos e enfermeiras acorreram, mas foi um dos cirurgiões de Joshua, Giles Peek, que o salvou.
Peek abriu o peito do menino e começou a massajar o coração de Joshua durante 40 minutos até que ele voltasse a bater sozinho.O menino ficou na Unidade de Cuidados Intensivos durante duas semanas, até recuperar.
Depois de reanimado, os médicos avisaram os pais que, mesmo que Joshua sobrevivesse até o dia seguinte, o menino provavelmente teria danos cerebrais devido ao fato do seu cérebro ter ficado sem oxigénio tanto tempo.
No entanto, meses depois de ter sofrido a paragem cardíaca, o hospital informa que Joshua continua saudável e vive uma vida normal.