Um menino com Síndrome de Down vai ser um dos modelos do catálogo de Natal de uma marca de moda britânica, depois de a sua mãe ter contactado os responsáveis por sentir que as crianças como o seu filho também têm direito a estar representadas.
Sebastian White, um menino de quatro anos com Síndrome de Down, vai ser um dos modelos do catálogo de Natal de uma marca de moda britânica. A oportunidade surgiu depois de a mãe do pequeno Seb ter contactado diretamente os responsáveis da cadeia de lojas por sentir que as crianças como o seu filho também têm direito a estar representadas nas campanhas publicitárias, o que não acontece.
“Lembro-me de, quando o Seb nasceu, ver muitos anúncios de moda com centenas de crianças perfeitas e de isso só me ter feito sentir mais isolada e diferente. Em Julho, quando estava a comprar-lhe roupa nova para a escola, voltei a aperceber-me de que os meninos como o meu filho não estão representados”, explicou Caroline White, de 39 anos.
Foi esse o motivo que a levou a avançar e a falar diretamente com a Marks & Spencer, a maior cadeia de venda a retalho na área da moda no Reino Unido, através de uma mensagem no Facebook.
“Ele tem qualidades incomuns, um charme que impressiona todos os que o conhecem e o seu pequeno rosto está cheio de magia. Mas há mais: por acaso também tem Síndrome de Down”, escreveu a mãe, acrescentando que acreditava que o filho “poderia ajudar a criar uma campanha forte, original e memorável, que encaixasse nos valores familiares e inclusivos promovidos pela marca”.
A mensagem recebeu um enorme “feedback” por parte dos utilizadores da rede social e, naturalmente, chamou a atenção dos responsáveis, que a contactaram. “Não tinha grandes esperanças, mas eles adoraram a ideia”, contou a progenitora à BBC, revelando que também Seb não podia estar mais satisfeito.
Objetivo da mãe de Seb é “iluminar consciências”
“Ele adora ser o centro das atenções e adora câmaras. As pessoas que fizeram a sessão fotográfica foram fantásticas”, sublinhou. A mãe da criança salientou ainda que “nunca foi o tipo de mãe que 'força' os filhos a serem modelos' e que o objetivo é apenas “mostrá-lo ao mundo de forma a iluminar consciências”.
“Se o facto de o Seb posar para o catálogo ajudar alguém a sentir-se menos isolado devido à Síndrome de Down teremos cumprido o nosso papel”, afirmou Caroline.
Entretanto, um porta-voz da Marks & Spencer já disse publicamente que a resposta dos utilizadores do Facebook ao apelo da britânica “foi um exemplo do que é usar as redes sociais para o melhor”.
“Queremos sempre que as crianças se divirtam e foi um prazer trabalhar com o Sebastian. Todos se divertiram muito e estamos ansiosos por vê-lo no nosso catálogo de Natal”, concluiu o responsável.