José Antonio Montano Baina tem apenas 7 anos de idade e é um prodígio do jazz, mas o que mais tem surpreendido a comunidade local e nacional daquele país é que o facto de ser cego não tem impedido o menino de seguir a sua enorme paixão.
Há um novo pianista de palmo e meio a encantar a Bolívia. José Antonio Montano Baina tem apenas 7 anos de idade e é um prodígio do jazz, mas o que mais tem surpreendido a comunidade local e nacional daquele país é que o facto de ser cego não tem impedido o menino de seguir a sua enorme paixão pela música.
O pequeno boliviano, natural da cidade colonial de Torora, entrou na música quando tinha 4 anos por iniciativa própria, já que não havia qualquer tradição na família. Começou por aprender a tocar bateria mas, depois, rendeu-se ao piano e, desde então, nunca mais parou.
“Antes, eu não conhecia o estilo jazz. Foi ele que me fez começar a gostar e não sei explicar como o José António entrou no jazz, é como se a música tivesse nascido com ele”, contou Roberto Montana, pai do menino, em declarações à BBC. “Ele é capaz de tocar qualquer estilo, mas nunca vai parar de tocar jazz. É a paixão dele”, garantiu o progenitor.
Segundo a BBC, apesar do seu talento fora do comum, José Antonio concilia a rotina de músico e os espetáculos com a de uma criança normal, frequentando a escola diariamente, fazendo os trabalhos de casa de inglês e matemática e participando em aulas de ginástica. Porém, tornou-se uma verdadeira celebridade na Bolívia, onde até já se apresentou na Câmara dos Deputados.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]