“Chegámos à consulta 10 minutos antes da hora marcada”, conta Bernardo Campos Pereira, o pai do menino, numa entrevista ao site do movimento 'Menos um Carro'. “Quando vinha de carro era muito menos previsível chegar a horas, sempre aflito por causa de engarrafamentos imprevistos, de não ter onde estacionar, percorrer a distância a pé entre o carro e a consulta, etc”, acrescenta.
Para além de ter evitado o trânsito confuso dos carros, Bernardo diz que esta foi também uma aventura divertida, principalmente para o seu filho de seis anos. “Quando chegámos ao Cais do Sodré, o Luís já queria saber quando são as próximas consultas no hospital”, conta o progenitor ao 'Menos um Carro'.
“A maior preocupação são os carros, há demasiados e andam demasiado depressa”, conta Bernardo que diz ser possível delinear um percurso onde os ciclistas andem “mais à vontade”, admitindo, no entanto, que “ainda há muito para melhorar e para chegar ao nível das restantes capitais europeias.”
Para garantir a segurança deste passeio, o pai de Luís passou o percurso a circular na via enquanto o filho seguia no passeio. Graças ao sucesso desta viagem, Bernardo espera repetir a experiência “muitas vezes, com o Luís e toda a família: mãe e irmãos.”
Clique AQUI para ver a entrevista completa e ver fotos de Luís na sua bicicleta.