O Instituto Serum da India, liderado pelo multimilionário Cyrus Poonawalla, desenvolveu uma vacina para a meningite mais eficaz e que custa menos de um terço da vacina vendida atualmente por cerca de dois euros. Até dezembro, o Instituto vai distribuir 50 milhões de doses da nova vacina MenAfriVac no continente africano.
A vacina já foi distribuída no Burkina Faso e agora será distribuída também no Mali e na Nigéria, os três países mais afectados pela doença.
A nova vacina foi testada num estudo que envolveu 600 crianças até aos dois anos, que receberam vacinas e foram testadas nos seus níveis de imunidade durante quatro semanas, assim como já tinham sido testadas 10 meses antes.
Mais de 96% das crianças que receberam a vacina desenvolvida pelo Instituto Serum tinham níveis elevados de anticorpos, ao passo que apenas 64% das que foram inoculadas com a vacina tradicional registavam os mesmos níveis de anticorpos.
Estas conclusões foram publicadas na sexta-feira passada, dia 16 de junho, no New England Journal of Medicine.
Em entrevista à agência Bloomberg, o autor do estudo, Marie-Pierre Preziosi, explicou que esta vacina poderá prevenir da morte cerca de 150 mil crianças até 2020, ou seja, daqui a nove anos.
Desde 1988, cerca de um milhão de pessoas em África já foram infectadas com a doença.
Clique AQUI para aceder ao estudo publicado no New England Journal of Medicine.
[Notícia sugerida por Ana Isa Fernandes]