Vinte milhões de pessoas vão ser vacinadas na África Ocidental contra a meningite tipo A. Trata-se de uma nova vacina criada especificamente para o continente africano onde a doença faz todos os anos milhares de vítimas.
Vinte milhões de pessoas vão ser vacinadas na África Ocidental contra a meningite tipo A. Trata-se de uma nova vacina criada especificamente para o continente africano onde a doença faz todos os anos milhares de vítimas.Uma vasta campanha de vacinação contra a meningite que afeta 300 milhões de africanos, teve início no princípio de dezembro, no Burkina Faso, com a administração de uma nova vacina preventiva e prometedora, avança a Organização mundial da Saúde (OMS).
Vinte e cinco países de África Ocidental situados na “cintura da meningite” – que se estende do Senegal à Etiópia – estão abrangidos pela campanha da OMS, indicou a diretora geral da OMS, Margaret Chan, durante a cerimónia de lançamento.
A nova vacina “MenAfriVac”, produzida na Índia, oferece uma imunidade de “mais de dez anos” para as pessoas vacinadas com idades entre 01 a 29 anos, contra a meningite meningococo A (agente da meningite cerebrospinal), responsável de 80 % das epidemias que assolam de forma cíclica essa região, de acordo com a responsável.
Segundo a OMS, a doença causou em 2009, quatro mil mortos, sobre os 78 mil casos registados no continente africano.
“A nova vacina vai proteger durante uma dezena de anos, a imunidade e quatro à cinco vezes mais longa que a anterior”, explicou Chan, citada pela AFP. A nova vacina apresenta também a vantagem de ser menos cara do que a anterior, sublinha a OMS.