Os estudantes com melhores desempenhos académicos de meia centena de escolas secundárias dos distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real passarão três dias da próxima semana na Universidade do Minho, onde experimentarão ser estudantes e investigadores, integrados em equipas internacionais de investigação. Os 180 estudantes do 11º e 12º anos são acolhidos esta segunda-feira, dia 17, às 9h30, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga, pelo pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa.
Em seguida, os jovens desenvolverão atividades nas suas áreas científicas de eleição, nas diferentes Escolas e Institutos da instituição. O programa integra as áreas de ciências, direito, medicina, ciências sociais, enfermagem, economia e gestão, engenharia, psicologia, letras e ciências humanas.
Por exemplo, será possível sintetizar partículas de ouro, construir um modelo de olho artificial, fazer cirurgias simples, criar nanopartículas magnéticas para aplicar em sistemas biomédicos, simular um julgamento penal, aprender primeiros socorros, desenvolver compósitos avançados, aprender língua chinesa, produzir adoçante a partir de glicerol bruto, aperfeiçoar técnicas de argumentação, processar metais usando tecnologias de laser e isolar pigmentos e essências de vegetais para, depois, fabricar vários perfumes. Há ainda um grupo de estudantes que, depois de vários ensaios, vai juntar-se à Orquestra e ao Coro de Alunos da Licenciatura em Música da UMinho para apresentar hoje, sexta-feira, às 21h30, na Igreja Santa Cruz, Braga, um concerto de Natal, que inclui obras de Richard Strauss e Mozart.
O conteúdo Melhores estudantes das secundárias trabalham com professores e cientistas da UMinho aparece primeiro em i9 magazine.