Negócios e Empreendorismo

Meias: Portuguesas desenham coleção para marca britânica

Duas estudantes de Design Gráfico portuguesas desenharam uma coleção "irreverente e original" para a marca de meias britânicas ChattyFeet. Uma das coleções está ainda em produção e a outra está já a ser comercializada para todo o mundo.
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Duas estudantes de Design Gráfico portuguesas desenharam uma coleção “irreverente e original” para a marca de meias britânicas ChattyFeet. Uma das coleções está ainda em produção e a outra está já a ser comercializada pela empresa de moda, que vende para todo o mundo através de uma loja 'online' e efetua toda a sua produção em Portugal.
 
Os trabalhos de Ana Cancela e Mónica Monteiro, alunas de Design Gráfico e Multimédia da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), foram desenvolvidos no âmbito de um projeto académico de Design Gráfico, no qual participaram outros 60 estudantes portugueses.
 
Na sequência de um contacto entre os professores da ESAD.CR e os responsáveis da ChattyFeet, metade dos 'designs' foram avaliados pela marca, que aposta em “meias de personalidade forte” que tragam “felicidade aos pés” e a quem as calça, e a ChattyFeet acabou por escolher para as suas novas coleções os projetos de Ana e Mónica.
 
“No segundo ano, os estudantes já têm mais capacidade de entender e desenvolver a ilustração e a tipografia, tal como a apresentação final dos seus projetos, e foi por isso que sentimos que seria um bom momento para explorar um trabalho com a marca”, justifica Miguel Macedo, um dos docentes da ESAD.CR envolvidos no projeto, em comunicado enviado ao Boas Notícias.


Mónica Monteiro desenvolveu modelos de meias inspirados em Picasso e Andy Warhol que estão atualmente em fase de produção © Mónica Monteiro/ESAD.CR
 

De acordo com o professor, o projeto permitiu às alunas desviarem-se “um pouco do efeito totalmente digital ou puramente comercial de um projeto”. “Trabalhar num projeto como a ChattyFeet, além de nos divertir a todos, imprime nos estudantes a perceção de que o Design Gráfico se pode estender às mais variadas aplicações, como meias”, realça Miguel Macedo. 
 
Os alunos portugueses desenvolveram os seus projetos durante um mês e, segundo o docente, “perceberam muito rapidamente a atitude da marca e propuseram várias respostas”, beneficiando de uma “liberdade criativa total” e que os levou até “universos estranhos, divertidos e curiosos para encontrar as personagens para as coleções: heróis, divas, monstros, artistas, glutões, 'nerds', cíclopes, entre outras”. 
 
Ana Cancela, cuja coleção foi uma das escolhidas e está já à venda no site oficial da marca inglesa, inspirou-se, para o design dos modelos “Sandy Socks” e “Danny Socks”, no movimento Rockabilly, estilo do qual são expoentes máximos nomes como Elvis Presley.
 
Já Mónica Monteiro foi buscar inspiração a artistas como Picasso e Andy Warhol para os seus modelos “Feetaso e Andy Sock-Hole”, que estão atualmente em fase de produção e deverão começar a ser comercializados em breve.
 
A ChattyFeet, que tem sede em Inglaterra, convida regularmente novos criativos e ilustradores para se associarem à criação das suas coleções, de forma a que cada uma delas se apresente com um universo e imaginário gráfico diferente e se transformem “no alter-ego dos seus donos, soltando divas interiores, palhaços e padrinhos da máfia”.

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