A Turma do Bem recebeu jovens de 10 instituições dos concelhos de Lisboa, Amadora e Cascais. Os 400 jovens foram observados por uma equipa composta por 20 voluntários, dentistas e assistentes, que avaliaram e registaram os problemas orais destes jovens para posteriormente avaliar qual o grau de necessidade e urgência de cada um.
Os 60 voluntários e estudantes de odontologia presentes foram também fundamentais para a realização desta ação. Recorde-se que durante o primeiro ano de existência em Portugal, este projeto ajudou mais de 100 crianças carenciadas.
De acordo com comunicado oficial, todo o tratamento é gratuito e cada dentista (ou estomatologista) voluntário é responsável pelo acompanhamento do beneficiário até ele completar 18 anos. Assim, para além de promover a educação e informação sobre a higiene oral, muitas vezes negligenciada, colmata as dificuldades financeiras para os respetivos tratamentos.
Este projeto foi idealizado e fundado pelo famoso dentista brasileiro Fábio Bibancos, em São Paulo, Brasil, contando actualmente com mais de 8.000 Dentistas do Bem no Brasil, em Portugal e em 9 países da América Latina. Só em 2010 estes voluntários atenderam nos próprios consultórios mais de 16.000 jovens em todo o mundo.
Em Portugal, o primeiro país da Europa a abraçar este projeto, conta o apoio e promoção da Fundação EDP.