O processo de paz entre Israel e a Palestina, parado desde que Israel invadiu a faixa de Gaza no final de 2008, foi retomado no início desta semana. Os EUA assumem a posição de mediadores das negociações, com a presença do vice-presidente Joe Biden e
O processo de paz entre Israel e a Palestina, parado desde que Israel invadiu a faixa de Gaza no final de 2008, foi retomado no início desta semana. Os EUA assumem a posição de mediadores das negociações, com a presença do vice-presidente Joe Biden em Israel. O anúncio foi feito pela própria Autoridade Nacional Palestiniana e confirmado pelo enviado-especial da Casa Branca, George Mitchell. A data de início das conversações ainda não está definida, mas o modelo de negociação indireta proposto pelos EUA poderá atenuar as divergências existentes entre israelo-palestinianas acerca das fronteiras entre a Cisjordânia e Israel.
Saeb Erekat, negociador palestino, espera um acordo nos próximos quatro meses. No entanto, o projeto israelita de alargamento dos colonatos de Ramat Schlomo, em Jerusalém-Este, poderá dificultar todo o processo.
Ainda assim, o vice-presidente da administração Obama continuará a sua visita de cinco dias a Israel, na tentativa de relançar as negociações de paz entre o Executivo de Benjamin Netanyahu e o presidente palestiniano Mahmoud Abbas.