Ellis Hobbs nasceu com uma má formação rara conhecida por drenagem venosa pulmonar anómala total (DVPAT) e que afeta apenas uma em cada 20 milhões de crianças em todo o mundo.
Devido a esta doença, as veias pulmonares de Elli, que deviam estar ligadas ao lado esquerdo do coração, estavam ligadas ao lado direito.
Esta cardiopatia congénita faz com que o sangue seja bombeado na direção errada e requer intervenção cirúrgica no período neonatal, muitas vezes em caráter de emergência, para evitar a morte por hipertensão e/ou hiperfluxo pulmonar.
Com apenas oito dias o recém nascido foi alvo de uma cirurgia delicada no “Birmingham Children’s Hospital”.
Segundo o jornal britânico, o problema foi encontrado pela parteira que reparou que o bebé tinha os lábios azulados. Após alguns exames os médicos perceberam que o bebé sofria de drenagem venosa pulmonar anómala e que tinha de ser operado com urgência.
Em declarações ao Daily Mail, os pais da criança dizem-se “muito agradecidos” pelo trabalho dos médicos.“O nosso filho está connosco hoje, exclusivamente graças ao trabalho dos médicos. Não podemos agradecer-lhes o suficiente”, cita o jornal britânico.