Na edição 2015 do ranking U-Multirank, a Universidade do Algarve registou os melhores resultados, a nível nacional, na área da Medicina, tendo obtido nota máxima em 7 indicadores deste curso. No total, as universidades portuguesas conquistaram 21 notas máximas nesta área de ensino.
Este ranking mais recente avalia mais de 1.200 instituições de ensino superior de 83 países, 24 das quais de Portugal. A análise incidiu sobre as instituições na sua globalidade e sobre três áreas específicas: Ciências Computacionais, Medicina, e Psicologia.
No conjunto das três áreas, a Universidade do Algarve registou 17 notas máximas, sete em Medicina, seis em Ciências Computacionais e quatro em Psicologia, revela a instituição num comunicado de imprensa enviado ao Boas Notícias.
Para além da Universidade do Algarve, a qual lidera o ranking de melhor escola de Medicina portuguesa, no seu conjunto os cursos de Medicina de Portugal obtiveram um total de 21 notas máximas.
Este ranking mundial, financiado pela União Europeia, distingue-se dos outros rankings pela sua abordagem multidimensional e pelo facto da sua pesquisa ser altamente personalizável por parte do utilizador, que pode cruzar várias categorias e indicadores.
Para além da investigação sobre as instituições de ensino, é desenvolvido um trabalho de avaliação do desempenho em termos de ensino e aprendizagem, transferência do conhecimento, internacionalização e envolvimento regional.
Número de pós-doutoramentos; número de empresas criadas (Spin Offs); mobilidade internacional de estudantes; publicações em coautoria internacional; e lucros com origem em fontes regionais são alguns dos indicadores avaliados.
Através de uma análise comparativa das instituições, o U-Multirank – ranking mundial – classifica diversos indicadores entre A (Muito Bom) e (E- Fraco).
Notícia sugerida por Maria da Luz