A reumatologista Raquel Campanilho Marques, do Hospital de Santa Maria, Lisboa, foi premiada pela Liga Europeia contra as Doenças Reumáticas recebendo a mais alta distinção da área no Congresso Anual da instituição que terminou sábado passado em Lond
A reumatologista Raquel Campanilho Marques, do Hospital de Santa Maria, Lisboa, foi premiada pela Liga Europeia contra as Doenças Reumáticas recebendo a mais alta distinção da área no Congresso Anual da instituição que terminou sábado passado em Londres.
Segundo avança a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, a médica portuguesa foi distinguida por "explorar a eficácia e a segurança de uma terapêutica que recorre à utilização de antagonistas do fator de necrose tumoral (anti-TNF) num grande grupo de doentes com dermatomiosite juvenil – uma doença rara mas grave que afeta a pele e os músculos".
O estudo de Raquel Campanilho envolveu 66 doentes com dermatomiosite juvenil ativamente tratados com agentes anti-TNF durante um período médio de 2.76 anos, revelando que tanto os músculos como a pele parecem melhorar após a terapêutica.
A dermatomiosite juvenil é uma doença rara grave que afeta a pele e os músculos, podendo provocar incapacidade variável e ser potencialmente fatal.
A investigação de Raquel Campanilho Marques foi realizado no Institute for Child Health da University College London e no Departamento de Reumatologia do Great Ormond Street Hospital for Children NHS Foundation Trust, em Londres.
Notícia sugerida por Elsa Martins