Portugal trouxe duas medalhas - uma de ouro e uma de prata - do 6º Campeonato do Mundo de Ciclismo INAS (para atletas com deficiência intelectual), que decorreu entre 24 e 30 de Setembro em Konya, na Turquia.
Portugal trouxe duas medalhas do 6º Campeonato do Mundo de Ciclismo INAS (para atletas com deficiência intelectual), que decorreu entre 24 e 30 de Setembro em Konya, na Turquia. André Penedo conquistou o ouro na prova de estrada, tendo a equipa portuguesa arrecadado ainda a medalha de prata no contra-relógio coletivo.
De acordo com a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD), André Penedo, ciclista algarvio do Clube Gaia, foi o primeiro a garantir uma medalha para Portugal, ao vencer, a título individual, a prova de estrada.
O atleta, que sofreu, depois dessa prova, um aparatoso acidente quando guardava a bicicleta na garagem do hotel, não se deixou abater e, após tratamento hospitalar, juntou-se aos colegas Carlos Carvalho (APPACDM – Anadia) e Mário Gonçalves (Clube Gaia).
O trio terminou a prova com o tempo de 16:36.25, assegurando a medalha de prata. O ouro ficou para os anfritriães do campeonato, os turcos, que terminaram o contra relógio com 15:37.27, e a República Checa completou o pódio ao “agarrar”o bronze com o tempo de 16:39.83.
Além das duas medalhas, Portugal acabou a competição com dois quartos lugares, o que leva a FPDD a fazer um balanço que “só pode ser considerado positivo”. O campeonato contou ainda com representantes dos Estados Unidos, Holanda, Polónia, República Checa e Turquia.
De salientar que a equipa portuguesa é a atual campeã do mundo de contra-relógio por equipas, sendo Carlos Carvalho o campeão da Europa a nível individual e André-Penedo o vice-campeão do mundo, também a título individual.