Hugo Passos conquistou, na passada segunda-feira, a medalha de ouro na categoria -66 quilos em luta greco-romana, nos Jogos Surdolímpicos de 2013. Este é o quarto título consecutivo de campeão surdolímpico da modalidade conquistado pelo português.
Hugo Passos conquistou, na passada segunda-feira, a medalha de ouro na categoria -66 quilos em luta greco-romana, nos Jogos Surdolímpicos de 2013. O português garantiu o quarto título consecutivo de campeão surdolímpico da modalidade, ao derrotar o turco Muhammet Akdeniz por 7-0 na final do torneio.
“Consegui”, afirma o campeão no final do combate, disputado no pavilhão do estádio CSKA, em Sófia, na Bulgária. “Não é trabalho fácil, é muito árduo, mas consegui alcançar o meu objetivo para estes Jogos. Obrigado a todos!”
Em comunicado disponibilizado pelo Comité Paralímpico de Portugal, o atleta afirma-se satisfeito e orgulhoso da conquista da medalha, dedicando-a “a Portugal, à família e aos amigos”.
Esta é a quarta medalha de ouro consecutiva conquistada pelo lutador de 33 anos, na competição, depois de repetir o feito Taipé (2009), Melbourne (2005) e Roma (2001).
Hugo Passos é treinado, desde 2000, por David Maia, ex-atleta olímpico e atual selecionador da FPLA, que considera que o lutador português mostrou “uma intensidade que o adversário turco não estava à espera”.
Visivelmente emocionado, o atleta do Casa Pia Atlético Clube subiu ontem ao pódio para receber a medalha de ouro, acompanhado pelo hino nacional, traduzido para linguagem gestual.
Num futuro a médio prazo, o campeão ambiciona competir no Mundial de lutas, que decorrerá em 2015 e, a médio-longo prazo, nos Jogos Olímpicos do Brasil, em 2016.
Os pódios de Hugo Passos e de Hélder Gomes (medalha de bronze em Taekwondo) elevam para 10 o número de medalhas acumuladas por Portugal nos Jogos Surdolímpicos (cinco de ouro, duas de prata e três de bronze).
Notícia sugerida por Elsa Martins