O Governo vai disponibilizar cinco milhões de euros para compensar os prejuízos provocados pelas intempéries em explorações agrícolas de todo o país, à semelhança do que aconteceu na região Oeste.
O despacho do ministério da Agricultura vai ser publicado “em breve”, de acordo como a agência Lusa, e permite acionar a medida 1.5.2 do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) que visa o restabelecimento do potencial produtivo afetado por catástrofes e calamidades naturais de elevado impacto.
A verba destina-se a ser usada na reposição de infra-estruturas essenciais para a actividade agrícola como estufas, armazéns, muros e outras construções e abrange 47 concelhos do Norte, 23 do Centro, nove de Lisboa e Vale do Tejo, cinco do Alentejo e oito do Algarve.
Só poderão candidatar-se ao apoio explorações que tenham sido afetadas numa percentagem superior a 30 por cento e que apresentem um prejuízo mínimo de 2500 euros.
O ministério da Agricultura tinha accionado anteriormente o PRODER para minimizar os efeitos do mau tempo na região Oeste, disponibilizando 18 milhões de euros aos agricultores afectados nos concelhos de Torres Vedras, Mafra, Lourinhã, Peniche, Cadaval, Santarém, Almeirim, Óbidos, Bombarral e Rio Maior.