A Mattel anunciou que vai produzir, no próximo ano, uma boneca Barbie sem cabelo e com acessórios como “perucas, chapéus e cachecóis”. A ideia partiu de uma campanha lançada no Facebook por duas norte-americanas que lidaram de perto com o cancro e a perda de cabelo.
Jane Bingham e Rebecca Sypin abriram, em Janeiro deste ano, uma página no Facebook que apelava à criação de uma Barbie “bela e careca”. O projeto rapidamente se tornou popular entre vários utilizadores: neste momento tem cerca de 150 mil fãs.
Por via de uma campanha muito acesa e tocante, que envolveu várias pessoas com problemas de saúde que lhes provocou a queda de cabelo, as norte-americanas conseguiram, na terça-feira, aquilo que desejavam: a Mattel divulgou que no próximo ano vai criar uma Barbie careca.
De acordo com a fábrica de brinquedos, a boneca vai ser uma “amiga da Barbie” que inclui vários acessórios de moda.
O produto vai ser doado e distribuído, numa parceria com a associação Children's Hospital Association, em hospitais onde haja um grande número de crianças afetadas pela perda de cabelo. Vão ser também distribuídas bonecas e feitas doações monetárias ao CureSearch for Children's Cancer e à National Alopecia Areata Foundation, fundações que apoiam a investigação para a cura doenças que provocam queda de cabelo, como o cancro (mediante a quimioterapia) ou a alopecia.
Na página da campanha, as norte-americanas já expressaram o seu contentamento com a notícia. Jane Bingham, ela própria vítima de cancro e mãe de uma menina, confessa que gostaria de ver a Barbie disponível nas lojas, para que até crianças cujas mães tenham perdido o cabelo possam usufruir do brinquedo. No entanto, elogia “a coisa maravilhosa” que a Mattel está a fazer sem receber nada em troca.
Pode acompanhar a página da campanha de Jane e Rebecca AQUI. Para aceder ao site da Mattel clique AQUI.
[Notícia sugerida por Elsa Martins e Patrícia Pedras]