O município de Matosinhos vai ter um sistema de sinalização que permite detetar avarias nos veículos em tempo real. O mecanismo pretende evitar acidentes e trânsito condicionados nas estradas.
O município de Matosinhos vai ter um sistema de sinalização que permite detetar avarias nos veículos em tempo real. O mecanismo pretende evitar acidentes e a criação de trânsito condicionados nas estradas, associada à paragem de automóveis danificados na via.
Segundo um comunicado publicado esta segunda-feira no site oficial da autarquia, o sistema estará em funcionamento dentro de 15 dias. “Decidimos cortar o mal pela raiz. Vamos optar por um sistema mais fiável”, refere Guilherme Pinto, presidente da câmara de Matosinhos.
Os semáforos das ruas Brito Capelo e Sousa Aroso vão ser adaptados a esta nova tecnologia para poder “melhorar a segurança dos cidadãos”. A aplicação inicial do novo sistema nestes cruzamentos justifica-se pelos constantes acidentes que tornam estas vias problemáticas.
A sinalização inovadora faz parte “de um plano de intervenção global que abrange todo o concelho” e que prevê a instalação de “controladores com sistema de gestão remota”. Este mecanismo permite a deteção em tempo real e uma eficácia semelhante aos sistemas de segurança aplicados aos comboios de metro.
A aplicação aos semáforos será feita em doze estradas do distrito, nomeadamente nas cidades de Matosinhos, Senhora da Hora e de São Mamede de Infesta, e ainda nas vilas de Leça do Balio e de Perafita, no cruzamento da Avenida Mário Brito com a Rua Oriental, em Freixieiro.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]