A Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM), vai estar em destaque no Voll-Damm Festival Internacional de Jazz em Barcelona. No dia 16 de Março, a orquestra vai apresentar o seu novo projeto 'Jazz Composers Forum' numa série de concertos.
A Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM), vai estar em destaque no Voll-Damm Festival Internacional de Jazz em Barcelona. No dia 16 de Março, a orquestra vai apresentar o seu novo projeto 'Jazz Composers Forum' numa série de concertos dedicados a oito prestigiados compositores ainda no ativo.
Depois de concertos em Nova Iorque, Milão e Bruxelas, a OJM vai estrear o “ambicioso projeto” no Festival de Jazz de Barcelona, conhecido em todo o mundo.
Os compositores que vão ser homenageados pela orquestra de Matosinhos são os nova-iorquinos Steven Bernstein e Ohad Talmor, o canadiano Darcy James Argue e o argentino Guillermo Klein.
Já os compositores europeus escolhidos são o inglês Julian Arguelles, o alemão Florian Ross, o francês Pierre Bertrand e Frank Vaganée da Bélgica.
Em comunicado, o Voll-Damm Festival Internacional de Jazz revela que estes oito compositores pretendem organizar uma comissão para criar uma obra especialmente dedicada à “inquieta orquestra portuguesa”.
Criada em 1999, com o apoio da Câmara de Matosinhos, a orquestra tem vindo a ganhar reconhecimento no panorama do jazz. Sob a direção de Carlos Azevedo e Pedro Guedes, a Orquestra de Jazz de Matosinhos criou já vários reportórios em nome próprio e desenvolveu inúmeros projetos com artistas reconhecidos internacionalmente.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes