Coming Home de David Guttenfelder
por redação
A partir da próxima terça-feira, 23 de janeiro, a Galeria Manifesto, no Mercado Municipal de Matosinhos, recebe a exposição “Coming Home“.
David Guttenfelder, fotógrafo da National Geographic, tornou-se o primeiro fotojornalista ocidental a ter acesso regular à Coreia do Norte. Em 2011, esteve na origem da abertura de uma filial da Associated Press em Pyongyang – a primeira agência ocidental a estabelecer-se no país. Nos anos que se seguiram, Guttenfelder produziu reportagens sobre a realidade norte-coreana, publicadas nos media internacionais. Ao mesmo tempo, captava, usando o seu smartphone, o quotidiano do país e as rotinas dos locais. Um retrato mais cândido da Coreia do Norte começava a ganhar forma na sua galeria virtual e o Instagram (@dguttenfelder) revelou-se a plataforma privilegiada para partilhar, em discurso direto e sem intermediários, a sua visão sobre um país isolado e obscuro.
Guttenfelder reconheceu o potencial destes novos meios de comunicação digital na redefinição da maneira como a fotografia era criada, partilhada e experienciada. Frustava-o ver os fotojornalistas postos de lado da revolução visual que começava a ganhar forma: uma revolução que conduzia à democratização da fotografia. Abraçou o desafio. Pela primeira vez na sua carreira viu-se a interagir diretamente com uma comunidade comprometida com a sua maneira de ver o mundo. Aderiu à natureza vernacular da plataforma, partilhando fotografias da vida quotidiana e de objetos com que se cruzava na Coreia do Norte. As imagens surgem como as peças de um puzzle – agrupadas no seu “feed” – e formam um retrato sócio-cultural do país.
Para o fotógrafo, o Instagram tornou-se uma forma de partilhar imagens que de outro modo nunca seriam vistas; imagens, aparentemente fora do domínio noticioso, trazidas das suas viagens e experiências com diferentes civilizações e culturas.
Guttenfelder tornou-se uma figura de destaque na indústria dos media sociais e da fotografia em smartphone e foi reconhecido com o prémio inaugural de “Instagram Photographer of the Year”, atribuído pela revista Time pela primeira vez em 2013.
Depois de vinte anos fora de casa, David Guttenfelder está de volta aos Estados Unidos. Como um estranho na sua terra, emprega a abordagem fotográfica que usou na Coreia do Norte mas desta vez, para descobrir o seu próprio país. No Instagram, cujo o número de seguidores continua a aumentar, explora agora a essência do “American way of life”, com retratos que vão desde o familiar ao extraordinário.
“Coming Home” coloca lado a lado imagens dos dois extremos – Coreia do Norte e Estados Unidos – que se encontram na visão do fotógrafo. Esta exposição é produzida pelo Visa Pour L’Image e resulta de uma co-produção entre a Galeria Manifesto e o Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem. A exposição pode ser visitada até dia 30 de março, de terça a sábado entre as 10:00 e as 19:00. A entrada é livre.