Acaba de ser lançada uma plataforma gratuita, em português, com o objetivo de combater o insucesso escolar dos alunos do Ensino Básico na Matemática. O novo site conta com o acompanhamento de tutores virtuais e inclui milhares de tarefas interativas.
Acaba de ser lançada uma plataforma gratuita, em português, com o objetivo de combater o insucesso escolar dos alunos do Ensino Básico na Matemática. O novo site conta com o acompanhamento de tutores virtuais e inclui milhares de tarefas interativas, nomeadamente jogos didáticos e exercícios de exames nacionais e internacionais.
O projeto é da responsabilidade da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (UMinho) que, através do seu Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, criou o portal que agrega “aplicações hipermédia centradas nos conteúdos de Matemática do 5º ao 9º anos, que serão testadas em várias escolas de Portugal e em diferentes condições de aprendizagem”.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a UMinho explica que o site inclui também problemas com pistas, feedback e propostas de resolução, possibilidade de marcar e de realizar os TPC's na aplicação e ferramentas de apoio ao ensino e à aprendizagem.
O nascimento desta plataforma deve-se ao facto de o desempenho escolar nesta área do conhecimento ser uma preocupação “crescente” junto da comunidade educativa. “Estamos todos preocupados com o elevado insucesso escolar e o correspondente abandono escolar precoce”, admite Pedro Rosário, coordenador do projeto e vice-presidente da Escola de Psicologia, que teve o apoio do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.
“Sabe-se que a literatura aponta a promoção do sucesso desta disciplina e a utilização corrente das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula como dois grandes desafios que a educação enfrenta na atualidade”, acrescenta, salientando que, por essa razão, “é importante perceber de que forma as novas tecnologias contribuem para o sucesso escolar neste domínio”.
Clique AQUI para aceder ao site.