Telma Monteiro conquistou, este sábado, a medalha de prata no Masters de Almaty, no Cazaquistão. Embora tenha perdido, na final, frente à japonesa Kaori Matsumoto, a incontestável líder Mundial na categoria de -57kg, a judoca portuguesa deixou pelo caminho quatro adversárias.
Telma Monteiro, que há um ano tinha precisamente derrotado Matsumoto no Masters de 2011, em Baku, no Azerbaijão, perdeu pela pontuação máxima, ippon, decorridos que estavam 3.55 minutos de combate.
Desta vez, a melhor judoca portuguesa de sempre não conseguiu repetir o feito frente a uma “rival” que é considerada a melhor do Mundo na categoria e que Telma Monteiro apenas conseguiu vencer por duas vezes (em Baku, em 2011, e no Grande Prémio de Hamburgo, em 2009).
Até chegar à final, Telma Monteiro – terceira da hierarquia, campeã da Europa em 2006, 2007 e 2009 e detentora do título do Masters – afastou a húngara Hedvig Karakas, por 'ippon', a norte-americana, Marti Malloy, por decisão, a sul-coreana Jan-Di Kim, com um 'waza-ari', e a nipónica Aiko Sato, por 'ippon'
.[Notícia sugerida por Tânia Palma]