Cristina Robalo Cordeiro, ex-vice-reitora da Universidade de Coimbra, foi nomeada, em Dezembro, diretora da Agência Universitária da Francofonia (AUF) em Marrocos tornando-se a primeira pessoa de um país não francófono a assumir uma função de liderança na maior associação universitária do mundo, avança a agência Lusa.
Especialista em estudos francófonos, a catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra vai liderar o décimo pólo regional que a associação criou, em Marrocos, com sede em Rabat, e que vai abranger os três países do Magrebe (Marrocos, Tunísia e Argélia), envolvendo um total de 90 universidades.
A AUF é considerada a maior associação de universidades do mundo e tem como objetivo central criar uma comunidade científica de referência no mundo da língua francesa.
Com quase 800 universidades de cerca de uma centena de países, a AUF tem sedes institucionais no Canadá e em França e está presente em 40 nações.
Esta é a primeira vez que é escolhida uma figura de um país que não é francófono para este tipo de cargo, tendo a seleção ocorrido por concurso internacional, com 23 candidaturas de vários países.
Cristina Robalo Cordeiro, que foi a primeira mulher a candidatar-se ao cargo de reitor da Universidade de Coimbra, inicia funções em Rabat no início de Janeiro, por um período de dois anos.
[Notícia sugerida por Alexandra Luís]