O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) da Marinha Portuguesa salvou, esta quarta-feira, um golfinho listado, juvenil, que se encontrava em dificuldades junto à rebentação do baixio - zona de águas com pouca profundidade - do Bugio.
O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) da Marinha Portuguesa salvou, esta quarta-feira, um golfinho listado, juvenil, que se encontrava em dificuldades junto à rebentação do baixio – zona de águas com pouca profundidade – do Bugio, à entrada do Porto de Lisboa.
Em comunicado, a Marinha explica que o mamífero foi avistado por elementos do Curso de Operador de Mota de Salvamento Marítimo, que ainda tentaram afastá-lo de terra, mas o golfinho ficou retido na praia da Cova do Vapor, tendo sido prontamente resgatado pelos formandos e formadores do curso em causa.
Perante a situação, a equipa de salvamento entrou em contacto com diversas entidades – entre as quais o Aquário Vasco da Gama, o Jardim Zoológico de Lisboa, a Câmara Municipal de Almada e o Instituto Português de Conservação da Natureza, para obter aconselhamento em relação ao procedimento mais adequado.
O grupo foi então aconselhado “por diversos biólogos a conduzir o animal para longe de terra e libertá-lo, dado tratar-se de uma espécie de difícil adaptação a cativeiro”.
Com recurso a uma embarcação que prestava apoio ao curso de formação, o golfinho foi transportado até cerca de três milhas a Oeste do farol do Bugio, onde foi libertado em segurança.
[Notícia sugerida por Carla Neves]