Centrou a sua investigação no desenvolvimento de biomateriais – uma pesquisa que resultou na “supercola” reparadora de tecidos que promete revolucionar as operações a bebés com malformações congénitas no coração. Ao substituir os pontos, precisa apenas de luz para ser ativada, adaptando-se ao organismo e sem necessidade de substituição à medida que as crianças crescem.
Maria Pereira é diretora do departamento de investigação da Gecko Biomedical, tendo a responsabilidade de transladar as pesquisas e tecnologias do meio académico para o ambiente industrial.
Em 2014 integrou a lista de inovadores com menos de 35 anos da revista MIT Technology Review e um ano depois foi reconhecida pela revista Forbes como um dos 30 talentos na área da saúde com menos de 30 anos e pela revista Time como uma líder da próxima geração.
Inovar é…
Não nos limitarmos ao status quo, é forcarmo-nos em desenvolver soluções concretas e com impact para problemas comuns.
Virtudes de um investigador
Persistência e gosto pelo desconhecido.
O dia a dia de um investigador está repleto de hipóteses não confirmadas, resultados “negativos”. Saber olhar para estes resultados como um passo de aprendizagem essencial para estar mais próximo de uma descoberta.
Coloque por ordem crescente de importância: inovação, tecnologia e ciência.
Tecnologia, realmente disruptiva se tiver uma base científica e um carácter inovador forte.
Inovação, saber ir/ver mais além. Ciência, base de todas as descobertas.
A chave para o sucesso é…
Colaborar, trabalhar em equipa.
Os apoios, bolsas e financiamentos são…
Ferramentas, essenciais para transformar as boas ideias em realidade.
Quando acredita que a “supercola” poderá estar disponível no mercado?
Iremos iniciar o ensaio clínico do nosso primeiro produto para aplicação vascular no primeiro semestre do presente ano. Se tudo correr como esperado, este primeiro produto estará disponível no mercado europeu em 2017.
Lema de vida
Boas ideias ou soluções não têm de ser complexas. Quanto mais simples, maior a probabilidade de se tornarem realidade e terem um impacto na vida das pessoas.
App favorita
Google Maps (o meu sentido de orientação não é o melhor!).
Hobbies
Viajar e ler.
O conteúdo Maria Pereira: A liderar a biotecnologia aparece primeiro em i9 magazine.