A marca "Porto Ponto", lançada pela Câmara Municipal do Porto em Setembro do ano passado e desenvolvida pelo ateliê do 'designer' português Eduardo Aires, conquistou o mais importante prémio dos European Design Awards 2015.
A marca “Porto Ponto”, lançada pela Câmara Municipal do Porto em Setembro do ano passado e desenvolvida pelo ateliê do 'designer' português Eduardo Aires, conquistou o mais importante prémio dos European Design Awards 2015 (ED-Awards), competição que distingue, todos os anos, os melhores projetos de 'design' da comunicação criados na Europa.
Da responsabilidade do ateliê portuense White Studio, de Eduardo Aires, professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), a nova imagem gráfica da cidade Invicta, materializada em suportes como a página institucional da autarquia na Internet, tem o objetivo de reunir diferentes ícones do município.
Citado pelo portal oficial de notícias da Universidade do Porto, o 'designer'
português explica que a marca se assume como “um rosto novo” que “se exprime na palavra Porto e apela simultaneamente a algo que já existe há muito tempo” através de um símbolo muito tradicional: os painéis de azulejos.
português explica que a marca se assume como “um rosto novo” que “se exprime na palavra Porto e apela simultaneamente a algo que já existe há muito tempo” através de um símbolo muito tradicional: os painéis de azulejos.
“O desafio apresentado era muito claro. A cidade precisava de um sistema visual, uma identidade visual capaz de organizar a simplificar a comunicação com os cidadãos”, conta Eduardo Aires, acrescentando que era necessário “representar o Porto” como “uma cidade global” para todos.
Eduardo Aires recebeu os dois prémios europeus pela imagem gráfica desenvolvida para a cidade do Porto durante uma cerimónia em Istambul, na Turquia. © CM Porto
Além de ter conquistado o mais importante prémio da competição – o “Best of Show” – o White Studio de Eduardo Aires ganhou ainda, com o mesmo trabalho, a medalha de ouro, distinção máxima, na categoria “Best Brand Implementation” (“Melhor Implementação de Marca”, em português), durante uma cerimónia que decorreu a 23 de Maio em Istambul, na Turquia.
O júri dos ED-Awards, constituído por um conjunto especializado de jornalistas e críticos de 'design' de 15 revistas europeias da área – galardoou, no total, 31 projetos europeus de 'design' com medalhas de ouro, 61 com medalhas de prata e 85 com medalhas de bronze.
Clique AQUI para conhecer todos os vencedores dos ED-Awards (em inglês).
Notícia sugerida por Maria da Luz