O projeto Livro (em) Directo começa a ser produzido na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga), sábado, dia 16, às 9h30 e termina no Círculo de Arte e Recreio (Guimarães) às 18h38 de domingo, dia 17 de Junho. Nas duas cidades, o escritor, em pleno espaço público, vai escrever em frente ao seu computador.
Durante 2.012 minutos ininterruptos, o autor vai escrever um livro e as pessoas que o observam podem assistir – através de um ecrã que transmite em tempo real aquilo que está a ser escrito – ao avançar da história, como se tratasse de um filme, ao mesmo tempo em que observam os mecanismos criativos e as voltas que o escritor dá para compor o seu texto.
Mas o espectador não se limitará a assistir. Mediante inscrição prévia, o público terá, também, uma palavra a dizer no desenvolvimento da história. Caberá ao espectador definir aquilo que irá acontecer na história – cada espectador que se inscrever poderá decidir aquilo que vai acontecer a cada capítulo e, dessa forma, ser também ele autor indireto da obra.
Esta não é a primeira vez que Pedro Chagas Freitas, 32 anos, escreve um livro em direto. No ano passado, o autor protagonizou uma iniciativa semelhante, durante uma maratona de escrita de 24 horas, no Pavilhão Rosa Mota (Porto), no âmbito do Porto Book Stock Fair.
Clique AQUI para acompanhar a produção do livro em direto.