por Inês Ruivo
Ao longo de uma viagem de trabalho ou em lazer, seja onde for e qual o motivo, a Handpresso criou uma máquina expresso portátil para o acompanhar.
O seu fundador, Henrik Nielsen, era amante do café e viajante frequente. Para satisfazer o seu desejo de beber um bom café onde e quando quisesse, decidiu criar uma máquina expresso portátil. Esse objetivo foi concretizado em 2008 com o lançamento da primeira máquina. “Handpresso traz novas soluções que permite degustar um verdeiro expresso ou um café magnânimo onde jamais podê-lo-ia fazer até agora”, refere a Presidente da Hanpresso Catherine Nielsen, que assumiu o cargo após a morte do seu marido.
As máquinas são apresentadas como simples, leves (460 gramas), compactas e fáceis de transportar. O nome adotado por estas, que apelida também a empresa, deve-se ao facto de se segurarem com apenas uma mão (Hand-presso). Henrik Nielsen notou que as máquinas expresso eram cada vez mais caras e sofisticadas, mas não era esse o caminho que queria seguir. Baseou-se então na ideia de Leonardo da Vinci – “a simplicidade é a maior sofisticação” – para criar as suas máquinas.
Estas recorrem a uma bomba manual com as das bicicletas para o seu funcionamento. Coloca-se a água quente na máquina, junta-se o café, em cápsula ou moído, deita-se na chávena e está pronto a beber. Para a água quente, pode recorrer-se a um termo ou comprar uma resistência e aquecer no carro. Quanto às máquinas Auto, que chegaram ao mercado em 2012, a água que se coloca na máquina é fria porque esta aquece ligada ao isqueiro.
“Com a Handpresso, a pausa do café é maximizada. E a qualidade é um compromisso. Graças aos 16 bars de pressão, as máquinas Handpresso produzem um verdadeiro expresso cremoso onde quiser!”, afirma Catherine Nielsen. Num futuro próximo, a empresa pretende alargar a sua gama de produtos com o lançamento de uma nova máquina expresso Auto com mais eletrónica para um uso mais fácil por parte do consumidor, garante a Presidente.
O valor das máquinas disponíveis no mercado situa-se entre os 79 euros e os 229 euros, dependendo se é ou não para o carro, bem como se compra só a máquina ou o também o conjunto de acessórios. Adaptador de energia para o carro, termo com termómetro integrado, estojo de transporte, chávenas inquebráveis, resistência 12v para aquecer a água no carro são alguns dos produtos complementares de que a empresa dispõe. As máquinas e acessórios podem ser adquiridos nas lojas online www.handpresso.com e https://www.amazon.com e em Portugal distribuídos pela J. Sousa Mesquita Lda.
A Handpresso tem parcerias com várias marcas de automóveis: Fiat, Volkswagen, Audi, Skoda e Suzuki. Encontra-se presente nos mercados de 35 países e a faturação total obtida até ao momento ronda os 2 milhões de euros. O seu design valeu-lhe a conquista de alguns prémios: IF 08 na Alemanha, l’Observeur 08 em França, Formland2008 na Dinamarca, Going Green 2009 nos EUA. “Handpresso, anywhere!”, assim se apresentam ao mundo as máquinas portáteis expresso.