As duas regiões mais quentes do Japão começaram a testar, na semana passada, novas máquinas de 'vending' de refrigerantes que conseguem ficar até 16 horas sem necessidade de utilizar energia elétrica.
Estas máquinas de venda de bebidas, desenvolvidas em parceria pela Coca-Cola e pela nipónica Fuji Electric Retail Systems, apenas gastam energia de noite, uma altura em que a eletricidade é mais abundante e barata.
Em comunicado, as empresas explicam que a nova 'vending machine' tem um isolamento reforçado que impede o calor exterior de afetar a temperatura da máquina. Tem ainda portas muito herméticas que mantêm o frio no seu interior. Os produtos são refrigerados durante a noite e permanecem frescos durante um período de 16 horas, sem consumir energia.
A máquina A011 poderá assim reduzir a energia utilizada por dia até 95%. Uma poupança muito importante para o país que, em Maio, encerrou a última das suas 50 centrais nucleares, na sequência do desastre nuclear de Fukushima, ocorrido no ano passado.
A energia nuclear era responsável pela produção de 30 por cento da energia elétrica do Japão e, desde que as centrais foram encerradas, o país tem sofrido uma escalada dramática do preço da eletricidade e vários cortes de energia. Uma situação que está, inclusive, a levar algumas empresas a quererem transferir a sua produção para outros países.
Esta inovação vai ser testada nas duas cidades mais quentes do Japão – Kumagaya e Tajimi – e está integrada no projeto Apollo que pretende revolucionar a utilização de energia por parte das máquinas de venda de bebidas e outros alimentos.
A A011 será testada durante dois meses. Se for bem sucedida, as duas empresas parceiras vão tentar, depois, criar uma máquina que se mantenha ainda mais horas sem energia.
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[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]