As autoridades cartográficas do Japão anunciaram ontem a criação de um software que possibilita a impressão de mapas tridimensionais para invisuais em impressoras 3D.
O Japão está a desenvolver um 'software' que possibilita a impressão de mapas tridimensionais para invisuais em impressoras 3D.
Segundo o jornal japonês Asahi, a Autoridade de Informação Geoespacial do Japão (GSI) irá trabalhar com especialistas na área para ajustar o 'software', de forma a que as pessoas com problemas de visão possam traçar estradas, ferrovias e outros pontos cartográficos apenas com o uso dos dedos.
Quando os dados cartográficos são carregados nas impressoras, a estradas são impressas em placas de resina, num formato tridimensional, com um milímetro de altura, para que possam ser identificadas com os dedos.
Os testes foram feitos em impressoras 3D com um custo estimado entre os 430 e os 500 euros, sendo que as placas de cera utilizadas na impressão custam cerca de um euro cada. A GSI pretende disponibilizar os mapas, gratuitamente, online, quando estiverem concluídos.
Para Tetsuya Watanabe, professor de Engenharia de Bem-Estar na Universidade de Niiagata e assistente no projeto, “se as características topográficas, como encostas e morros, forem mostradas de forma tridimensional, os mapas podem ser usados por alunos com problemas visuais”.
Notícia sugerida por Maria Pandina