A British Library anunciou esta segunda-feira que vai disponibilizar online mais de um quarto dos mil manuscritos gregos que fazem parte do seu acervo. A consulta destes documentos será gratuita e ficará acessível em qualquer ponto do mundo.
De acordo com a Associated Press, a famosa coleção de fábulas de Esopo descoberta no Monte Athos, em 1844, integra o conjunto de manuscritos que agora poderá ser consultada por investigadores, estudantes e curiosos de todo o globo.
O curador da British Library, Scot McKendrick, frisa que Londres é um lugar muito caro para passar semanas ou meses a estudar textos em documentos pequenos e em condições de legibilidade muito limitadas, entre centenas de páginas de pergaminho.
Daí a grande vantagem desta iniciativa: “a possibilidade de fazê-lo a partir da secretária de cada um, em qualquer altura e gratuitamente”.
Prevê-se que, em 2012, sejam disponibilizados mais 250 documentos desta coleção de manuscritos gregos. Este projeto foi criado pela Fundação Stavros Niarchos, que financia iniciativas da arte e da cultura relacionadas com a Grécia.
Recorde-se que a biblioteca britânica já colocou grande parte do seu acervo online, desde jornais do século XIX até às obras mais cobiçadas, como os Evangelhos de Lindisfarne, uma seleção de desenhos de Leonardo Da Vinci e a cópia mais antiga da Bíblia cristã.