O realizador português Manuel de Oliveira, aos 102 anos, vai adaptar para o grande ecrã uma peça de teatro de Raúl Brandão. “O Gebo e a Sombra” irá ser filmado em setembro, em Paris, avança a prestigiada revista de cinema americana Variety.
O argumento deste filme terá sido adaptado pelo próprio realizador. Este filme tem um orçamento de 1.6 milhões de euros, sendo apoiado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual.
A longa-metragem contará com as participações dos atores franceses Michel Piccoli e a sua mulher Ludivine Clerc, assim como os atores portugueses Ricardo Trêpa (neto de Manuel de Oliveira) e Leonor Silveira.
“O Gebo e a Sombra” é uma peça de teatro, de quatro atos, escrita pelo jornalista e escritor Raul Brandão, em 1923, contando a história de Gebo, um contabilista que sacrifica a sua honra para proteger o seu filho, passando-se no final do século XIX.
Sobre Manuel de Oliveira
Esta será a 31ª longa-metragem de Manuel de Oliveira, o realizador mais velho do mundo em funções.
O cineasta português estriou-se nos ecrãs como ator, em 1928, no filme “Fátima Milagrosa” de Rino Lupo, tendo produzido a sua primeira longa-metragem apenas em 1931, com o nome “Douro, Faina Fluvial”.