Trata-se da primeira praia artificial a surgir em território europeu, com 6.500 toneladas de areia e 945 mil litros de água salgada. A linha do horizonte será também simulada através de uma tela em impressão digital com 65×5 metros de altura.
O recinto de 22.500 metros quadrados irá acolher seis restaurantes e dois bares de apoio, uma zona com um palco preparado para concertos e “até o senhor que vende os gelados e as bolas de berlim” vai marcar presença, afiançam os organizadores à agência Lusa.
A Live It Well estima que o evento “possa transportar para Mangualde 13 milhões de euros incluindo o retorno ao nível de imagem e de potenciar o turismo na região”, baseando-se num estudo de mercado já realizado.
Além de poderem ir a banhos, os residentes e visitantes de Mangualde – o concelho mais populoso da região interior – vão poder também assistir a toda uma programação musical, da responsabilidade do músico e produtor Luís Jardim.
“Mais que um empreendimento turístico, o LiveBeach é um grande evento que apresenta algo de novo todos os dias, durante três meses”, remata o mentor do projeto, Rui Braga.
“As pessoas vão ficar surpreendidas pela positiva. É uma oportunidade única em que temos mais uma marca privada a entrar em Mangualde que, além de criar um turismo de lazer e uma oportunidade diferente para as pessoas, vai também criar emprego e, por isso, vai ser um sucesso”, considerou o autarca João Nuno Azevedo.
As infra-estruturas são de carácter permanente e a câmara, que cedeu o espaço, será responsável por garantir meios logísticos como a água, a luz e a segurança exterior.
O bilhete diário de entrada na praia custa cinco euros e quem comprar dois leva um terceiro de graça.
A entrada no recinto é livre a partir das 19h00.