O primeiro presidente negro da África do Sul e prémio Nobel da Paz, Nelson Mandela, comemora hoje 92 anos de idade e por todo o mundo assinala-se pela primeira vez o Dia Nelson Mandela, instituído pela ONU.
As comemorações começaram no sábado com a chegada de noventa e dois meninos das proximidades da aldeia de Mvezo, onde nasceu Nelson Mandela, à capital sul-africana para cantarem os parabéns ao ex-presidente sul-africano.
O Dia Nelson Mandela, o primeiro de sempre dedicado a uma pessoa, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em novembro de 2009 pela “contribuição do ex-presidente sul-africano para a cultura, paz e liberdade”.
Assembleia da ONU celebra Mandela
A ONU começou as celebrações esta sexta-feira com uma série de atos em homenagem à figura do ex-líder sul-africano como uma referência moral e um exemplo de como resolver os problemas com o diálogo.
Delegações dos 192 países-membros das Nações Unidas reuniram-se na Assembleia Geral da organização para prestar homenagem ao Prémio Nobel da Paz de 1993 em comemoração da primeira celebração – oficialmente neste domingo – do seu dia internacional.