Os cafés portugueses "A Brasileira", em Lisboa, e "Majestic", no Porto, estão entre os 15 melhores cafés históricos da Europa. Quem o afirma é o portal Global Grasshoppers, que elaborou uma lista para a qual Portugal contribui com dois espaços.
Os cafés portugueses “A Brasileira”, em Lisboa, e “Majestic”, no Porto, estão entre os 15 melhores cafés históricos da Europa. Quem o afirma é o portal Global Grasshoppers, que elaborou uma lista para a qual Portugal contribui com dois espaços.
A lista em causa, publicada este mês por Becky e Gray, um casal que criou este “magazine” com dicas e inspirações de viagens para partilhar a sua paixão pela exploração dos vários cantos do mundo, faz um elogio a espaços que eram “os favoritos de aristocratas, escritores e poetas” e que têm “uma história colorida”.
Um dos cafés em destaque é o célebre “A Brasileira”, na capital portuguesa, “bem conhecida pela sua fina coleção de cafés históricos”. Os autores do Global Grasshopers salientam “a sua fachada original de inícios do século XX, a decoração em metal e madeira e as garrafas que brilham atrás do bar”.
Embora admitam que “o serviço pode não ser o mais rápido”, consideram que essa pode até ser uma vantagem já que dá a todos a hipótese de apreciar o ambiente que os rodeia com a sua “elegância 'old school'”.
O interior do café “Majestic”, no Porto
Também nomeado como um dos melhores da Europa foi o “Majestic”, no Porto, um café “glorioso” e ideal para os admiradores da arte nova com arquitetura da responsabilidade do “excecional” João Queiroz.
Segundo Becky e Gray, os principais atrativos são “a fachada deslumbrante, os interiores distintos e um simpático jardim de inverno”, fatores que contribuem para o tornar, talvez, “um dos mais fotografados e esteticamente agradáveis cafés na Europa e até no mundo”.
Na lista há também espaço para, por exemplo, o café parisiense “La Closerie des Lilas”, o melhor para os amantes da história literária, para o “Café Central”, em Viena de Áustria, o que mais satisfaz os apreciadores de música clássica com os seus espetáculos ou vivo ou ainda o “Cafe Buchwald”, em Berlim, que se destaca pela sua pastelaria.
Clique AQUI para aceder à lista completa dos 15 melhores cafés históricos europeus.
[Notícia sugerida por Diana Rodrigues]