Os queijos portugueses continuam a fazer sucesso no estrangeiro: desta vez foi o Queijo de Castelo Branco DOP "Sabores da Idanha" que conquistou uma medalha de ouro para Portugal no concurso internacional Great Taste Awards 2012.
Os queijos portugueses continuam a fazer sucesso no estrangeiro: desta vez foi o Queijo de Castelo Branco DOP “Sabores da Idanha” que conquistou uma medalha de ouro para Portugal no concurso internacional Great Taste Awards 2012, realizado este mês em Inglaterra.
O Queijo de Castelo Branco DOP, é curado e a sua pasta carateriza-se pela textura medianamente amanteigada, amarelada e deformável ao toque, obtendo-se por esgotamento lento da coalhada após coagulação do leite cru e puro de ovelha.
A prestigiada competição na qual foi premiado, organizada pela associação Guild of Fine Food, distingue produtos “gourmet” e especialidades locais nas áreas da comida e da bebida e contou, este ano, com a participação de 8.800 produtos, avaliados em provas cegas por um júri de mais de 300 especialistas, desde chefes a críticos gastronómicos.
O concurso em causa é considerado por muitos – e descrito pela própria organização – como uma espécie de “Óscares” da indústria alimentar, tendo por objetivo dar aos consumidores um selo de qualidade e permitir aos produtores mostrar o que os diferencia dos restantes.
A CPQBB participa, desde 2010, em concursos nacionais de queijos, mas só o ano passado se aventurou pela primeira vez numa prova internacional, os World Cheese Awards 2011, onde acabou por conquistar a medalha de ouro com o Queijo Amarelo da Beira Baixa DOP “Sabores da Idanha”, como o Boas Notícias avançou à data.
Entretanto, a Cooperativa garantiu também um 4º lugar mundial com o bombom de queijo “Sweet Cheese”, desenvolvido em parceria com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, que foi premiado na categoria de Best New Dairy Product dos International Cheese Awards, em Inglaterra.
Clique AQUI para aceder à página dos Great Taste Awards 2012/13.
[Notícia sugerida por Alexandra Maciel, Elsa Martins e Brigite Beato]