Das praias portuguesas analisadas pela União Europeia, 92% têm água de qualidade 'excelente'. Quem o diz é o relatório europeu hoje divulgado pela Agência Europeia do Ambiente e da Comissão Europeia, que coloca Portugal em sexto lugar entre os Estado
Das praias portuguesas analisadas pela União Europeia, 92% têm água de qualidade 'excelente'. Quem o diz é o relatório europeu divulgado esta terça-feira pela Agência Europeia do Ambiente e da Comissão Europeia, que coloca Portugal em sexto lugar entre os Estados-membros com zonas balneares mais limpas.
O estudo dá conta da qualidade da água em mais de 22.000 estâncias balneares em praias, rios e lagos de toda a Europa. Em Portugal, foram avaliadas 446 praias costeiras, sendo que 410 (92%) das mesmas foram classificadas com qualidade de água 'excelente'. Relativamente a requisitos mínimos, 98% das praias analisadas foram de encontro às Diretivas Balneares europeias.
Tendo em conta também as zonas balneares interiores, foram, no total, avaliadas 514 praias em Portugal. Neste último setor, contudo, apenas 60% das mesmas foram classificadas com qualidade de água 'excelente', o que perfaz com que, em termos globais, Portugal conte com 432 praias costeiras e interiores com qualidade de água 'excelente'.
Em Espanha e Itália, o cenário é de 80% das praias a apresentar um nível excelente da qualidade da águas.O estatuto de campeões europeus em zonas balneares com melhor qualidade de água vai para a Grécia, Chipre, Croácia, Eslovénia e Malta, os únicos acima de Portugal.
Consulte AQUI o relatório da Agência Europeia do Ambiente e da Comissão Europeia.