Uma vez que este ano o Dia dos Monumentos e Sítios calha a uma segunda-feira, a Direção-Geral do Património Cultural determinou que as atividades devem também abranger os dias 16 e 17, sendo que nesses dias a entrada nos museus e monumentos aderentes será livre.
Entre workshops, conferências, exposições, visitas guiadas, feiras e festivais, exibição de documentários e filmes, espetáculos artísticos, animação de rua e outros programas, há mais de 750 atividades programadas para todo o país.
Passear de bicicleta sobre o Aqueduto
Devido à variedade de atividades, o melhor é consultar o programa completo. Mas podemos destacar, por exemplo, em Lisboa, o peddy paper do Museu da Marioneta (dia 16) que oferece às famílias um jogo de pistas num percurso ao qual estão associadas perguntas ou tarefas sobre o bairro da Madragoa.
Ou, ainda em Lisboa (onde há mais de 300 atividades), a visita guiada ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, com túneis pré-romanos (cartagineses) que prometem fazer as delícias de quem se interessa por história e que competem, em valor e beleza, com as galerias romanas da Baixa.
Destaque ainda, também em Lisboa, pelo passeio de bicicleta que dá aos lisboetas a oportunidade de passar nos arcos do Aqueduto das Águas Livres.
A Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, irá decorrer a 21 de Maio, e os museus portugueses irão associar-se, uma vez mais, a estas celebrações abrindo as portas nessa noite com entradas livres.