Floresta Laurissilva (Madeira), Parque Nacional da Peneda–Gerês (Norte), Grutas de Mira de Aire (Centro), Lagoa das Sete Cidades (Açores), Portinho da Arrábida (Lisboa e Vale do Tejo), Ria Formosa (Algarve) e Paisagem Vulcânica do Pico (Açores). Estas são as 7 Maravilhas Naturais de Portugal escolhidas pelo público português.
O arquipélago dos Açores foi, assim, o grande vencedor das “Sete Maravilhas Naturais de Portugal”, tendo sido a única região do país que conseguiu duas vitórias.
Na região dos Açores, os portugueses escolheram a Lagoa das Sete Cidades – que venceu a categoria Zonas Aquáticas não Marinhas-, e a Paisagem Vulcânica do Pico, que ganhou a categoria Grandes Relevos.
As candidatas ao título inseriam-se em sete categorias: Zonas Marinhas, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Florestas e Matas, Grandes Relevos, Áreas Protegidas e Zonas Aquáticas Não Marinhas. A votação terminou no dia 7 de Setembro, alcançando um total de 656.000 votos.
A New 7 Wonders Portugal espera que este “prémio” promova a preservação da natureza, da mesma forma que a eleição das 7 Maravilhas ajudou a conservar os monumentos escolhidos: a visita a estes locais aumentou 30% após a sua nomeação como Maravilha.
Pretende-se o mesmo para as Maravilhas Naturais, uma vez que esta operação “foi um sucesso”, assumiu Luís Segadães.
“Zain”, um espétaculo de luz e cor
Sete atos desvendaram as Maravilhas Naturais de Portugal num espetáculo de luz, cor e música criado por Franco Dragone – que durante dez anos dirigiu as produções do Cirque du Soleil -, em co-produção com a Tavola Nostra.
“Zain”, o espetáculo da Ponta Delgada, contou ainda com a participação de Mariza num dos momentos altos da noite, onde a fadista subiu ao palco com mais 61 artistas de todo o mundo.