A ação de voluntariado coordenada pela Parques de Sintra no passado sábado permitiu limpar uma área de 3,5 hectares, incluindo mais de 2 km de caminhos.
O Parque da Pena (85ha) foi afetado pelo temporal na sua quase totalidade (75ha) e os voluntários conseguiram limpar 4% desta área (3,5ha), depois do corte de árvores e ramos maiores, por parte dos técnicos da Parques de Sintra, durante a semana anterior.
Em termos de resíduos recolhidos apurou-se que os voluntários ajudaram a limpar cerca de 18 metros cúbicos de folhas e recolheram 160 metros cúbicos de ramos. Foram também desimpedidas centenas de valetas, permitindo que a água voltasse a circular e varridos os caminhos da zona onde os voluntários trabalharam.
Durante as próximas semanas, os técnicos da Parques de Sintra continuarão a trabalhar no corte e remoção das árvores caídas, bem como nas limpezas e, no próximo Outono, será possível dar início ao processo de reflorestação.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a “Parques de Sintra deixa o seu registo de agradecimento às centenas de cidadãos que se disponibilizaram para apoiar nesta ação de voluntariado, e destaca o entusiasmo e dedicação com que todos os participantes se dedicaram a esta ação”.
De acordo com a autarquia, o mau tempo que atingiu a zona da grande Lisboa na segunda semana de Janeiro foi “a maior catástrofe natural” que atingiu Sintra nos últimos 50 anos, tendo causado a queda de milhares de árvores, muitas delas centenárias.