NULL
Mais de 200 crianças foram alimentadas graças ao Banco de Leite Humano da Maternidade Alfredo da Costa (MAC). A informação é do próprio hospital, que revelou ao Diário de Notícias estes dados numa altura em que se comemora a Semana Mundial do Aleitamento Materno.
O leite materno é o alimento mais saudável para um bebé. No entanto, algumas mães não conseguem amamentar. Para resolver estas situações, a Maternidade Alfredo da Costa criou um banco de recolha e doação de leite humano.
O Banco de Leite Humano já existe há dois anos e promoveu a alimentação a mais de 200 bebés. Segundo um comunicado desta organização, a iniciativa “tem por objetivo a promoção do aleitamento materno e a recolha, processamento, controlo e distribuição de leite de dadoras saudáveis”. Tanto o processo de doação de leite como a sua distribuição são gratuitos.
O Leite Humano Pasteurizado é utilizado na nutrição de recém-nascidos muito prematuros ou com doenças do aparelho digestivo, se não houver leite da própria mãe ou este não for suficiente.
Segundo o mesmo comunicado, “quando comparado com o leite artificial para prematuros, o leite humano pasteurizado reduz em cerca de 30% (1/3) o risco de enterocolite [infeções intestinais] e em 5 vezes o risco de intolerância alimentar”.
Quem pode ser doador
Qualquer mãe pode doar leite desde que esteja “amamentar de modo exclusivo o próprio filho, nascido há menos de 6 meses, com aumento de peso do bebé normal e noção de excedente de leite; Saudável, não fumadora, não consumidora habitual de medicamentos nem produtos de ervanária, sem hábitos ou comportamentos de risco; Com boas condições higiénicas no domicílio, acesso fácil a congelador e aceitar as regras e procedimentos do Banco de Leite da MAC”.
A recolha é feita com bomba elétrica para recipientes esterilizados especiais de plástico. O leite fica congelado em casa da dadora até ser recolhido por uma empresa que o transporta para o Banco de Leite.
Uma semana dedicada ao Aleitamento Materno
A Semana Mundial do Aleitamento Materno, com o tema “Fala comigo! Amamentação – uma Experiência a 3 dimensões”, decorre de 1 a 7 de agosto e é uma iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA).
Este tema trata da importância da comunicação, a vários níveis e entre diferentes setores, no apoio ao Aleitamento Materno. A WABA alerta assim para os benefícios da partilha de experiências e de conhecimentos no apoio ao Aleitamento Materno.
Estes dias comemoram ainda o vigésimo aniversário da Declaração de Innocenti que, elaborada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde e a UNICEF, promove a proteção, a promoção e o apoio do aleitamento materno a nível mundial.
Clique AQUI para aceder ao site da World Alliance for Breastfeeding Action e AQUI para visitar a página das dadoras do Banco de Leite da Maternidade Alfredo da Costa.
Comentários
comentários