Inserida na programação da 10ª edição do evento “Laúndos em Movimento”, que chega à Póvoa de Varzim entre 10 a 12 de agosto, a Grande Descida de Carros Artesanais decorre no último dia do evento e espera mais de 7 mil espectadores. Organizada integralmente por um grupo de mais de 100 voluntários, muitos emigrantes, representa um momento importante de interação entre os Lanutenses, a sua comunidade emigrante e todos os visitantes. Serão atribuídos mais de 1.200 euros em prémios monetários às cinco melhores equipas que cruzem a meta da corrida.
No dia 12 de agosto, a estrada de acesso ao Monte de S. Félix na freguesia de Laúndos recebe a 10ª Grande Descida de Carros Artesanais, onde são esperados cerca de duas dezenas de carros construídos manualmente e conduzidos pelos mais destemidos pilotos, capazes de cruzar a meta da pista com 600 metros de comprimentos, 90 metros de declive e muitos obstáculos. Com a opção este ano por um tema livre, a edição 2018 promete maior adesão e mais criatividade na elaboração dos carros artesanais e na apresentação das equipas.
Para Guilherme Peixoto, Pároco da Paróquia de Laúndos e Amorim e organizador do evento, “é importante destacarmos o carácter social deste evento, bem como o que representa na criação de laços numa sociedade onde, por vezes, os vizinhos não se conhecem. Procuramos unir a comunidade poveira em Agosto com este momento único de interação entre os Lanutenses, todos os que visitam Laúndos e os portugueses espalhados pelo mundo que estão de volta a casa.”
Sobre as verbas angariadas com o evento, Guilherme Peixoto refere que “nas primeiras edições trabalhamos para o restauro da Igreja Matriz da paróquia, hoje as verbas destinam-se à construção da Sede do Agrupamento de Escuteiros de Laúndos, que este ano assinala o seu 40º aniversário. O auditório da sede destina-se ao uso dos diversos grupos corais da comunidade, sendo um projecto de extrema importância para as gerações mais jovens da freguesia e para o qual temos vindo a trabalhar nos últimos anos. Hoje mais do que nunca são importantes os locais onde as crianças e jovens possam desligar a tecnologia para que interajam entre si.”
Para a atribuição dos prémios monetários, o júri de avaliação da Grande Descida de Carros Artesanais analisará a caraterização dos carros, do piloto e da equipa, assim como o respeito pelo regulamento técnico e de segurança por parte das equipas inscritas. Serão atribuídos cinco prémios em função da avaliação do júri, bem como ao carro mais ecológico (que tenha por exemplo reutilizado materiais) e ao mais votado pelo público na página de facebook do evento: https://www.facebook.com/
Para além da própria corrida de carros artesanais, fazem parte do programa deste dia vários momentos de animação com os humoristas Fernando Rocha e João Seabra, padrinho do “Laúndos em Movimento, e muita música.
Apresentado no dia 30 de Junho, o programa oficial da 10ª edição do evento “Laúndos em Movimento” inclui ainda uma prova de BTT e de downhill urbano nocturno, em parceria com a Associação de Ciclismo do Porto e da Federação Portuguesa de Ciclismo, muita animação garantida com momentos de zumba, stand-up comedy e DJ’s – sendo Guilherme Peixoto, Pároco da Paróquia de Laúndos e Amorim e conhecido do espaço paroquial Ar de Rock Laúndos, um dos DJ’s de serviço.
Em 2018 a Organização espera mais de 10 mil visitantes no “Laúndos em Movimento”, o evento anual que procura dinamizar a Póvoa de Varzim, promover a cultura local, e criar momentos de animação e de convívio entre os habitantes locais e todos os visitantes.