A maioria dos turistas que visitou Portugal ficou muito satisfeito com as férias e diz querer voltar nos próximos três anos.
A maioria dos turistas que visitou Portugal ficou muito satisfeito com as férias e diz querer voltar nos próximos três anos. A conclusão é de um estudo realizado em Março deste ano pela GfK Metris para o Turismo de Portugal.
O Estudo de Satisfação dos Turistas, citado pela Lusa, envolveu 600 entrevistas feitas a turistas de Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Holanda, Irlanda e Brasil nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal.
Segundo o estudo, a maioria dos inquiridos (88%) mostrou-se “muito satisfeita” com as suas férias no nosso país e disse ter intenção de voltar nos próximos três anos (87%). Além disso, 40% dos turistas inquiridos consideram que a viagem a Portugal ficou “acima das suas expetativas”.
Os principais atrativos foram, para os visitantes estrangeiros, as paisagens, as praias, os monumentos e museus e a gastronomia portuguesa, ao passo que, em relação os serviços de saúde e ao custo de vida, os indíces de satisfação dos turistas foram inferiores a 50%.
O relatório revelou ainda que as duas maiores cidades portuguesas, Lisboa e Porto, são as regiões mais visitadas pelos turistas, sendo a capital mais procurada por espanhóis, holandeses e brasileiros e a Invicta o destino de eleição dos franceses.
Clima e paisagem determinantes na escolha
Durante a estadia, 78% dos turistas admitem preferir alojamentos mais qualificados, como hotéis, apart-hotéis ou pousadas, onde ficam, em média, seis noites.
Entre os inquiridos, os espanhóis são os que tiveram umas férias mais curtas (em média 4,1 noites), ao passo que a estadia dos brasileiros em Portugal foi, por norma, a mais longa (uma média de 8,8 noites).
De acordo com o estudo, a escolha de Portugal como destino de férias foi, para 33% dos inquiridos, muito impulsionada pela Internet, que apoia no planeamento da viagem.
A recomendação de conhecidos, amigos e familiares também é, no entanto, relevante (25%), embora, na maioria dos casos, a decisão final de escolher o país esteja relacionada com o clima e a paisagem (54%).
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]