NULL
A mais importante exposição de fotojornalismo do mundo chega esta quinta-feira a Portimão. De 4 a 28 de agosto, vão estar expostos, no Museu de Portimão, os trabalhos premiados da edição de 2010 da World Press Photo (WPP). A entrada é gratuita.
Esta é a maior exposição itinerante de fotojornalismo, que mostra os trabalhos dos 56 fotógrafos vencedores da WPP 2010 (54ª edição), escolhidos entre 5.847 participantes, com o número recorde de 108.059 fotografias a concurso.
As fotografias expostas retratam os acontecimentos mundiais mais importantes, como conflitos mundiais, eventos desportivos, notícias genéricas, pessoas e artes, em vários pontos do mundo.
O trabalho vencedor, da autoria da fotojornalista sul-africana Jodi Bieber, é a imagem de uma jovem afegã, de 18 anos, a quem o marido e o sogro cortaram o nariz e as orelhas.
Foram ainda premiados fotógrafos da Austrália, África do Sul, Alemanha, Bangladesh, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, Espanha, França, Haiti, Hong-Kong, Hungria, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Israel, México, Holanda, Polónia, Somália e Estados Unidos da América.
A exposição inaugura hoje no Museu de Portimão, às 21h30, e decorre até dia 28 deste mês. A entrada é livre e o horário de funcionamento é das 19h às 23h, às terças-feiras, e das 15h00 às 23h00 de quarta a domingo.