Entre 11 e 15 de Abril, vão reunir-se no Multiusos daquela cidade 121 equipas de universidades e escolas secundárias de todo o país.
Guimarães prepara-se para receber o maior evento nacional de robótica e tecnologia. Entre 11 e 15 de Abril, vão reunir-se no Multiusos daquela cidade 121 equipas de universidades e escolas secundárias de todo o país para a realização de demonstrações e competições de robôs.
A abrir o festival estará a 12ª Conferência Internacional de Robótica, que contará com oradores portugueses e estrangeiros que vão à Capital Europeia da Cultura apresentar os resultados das suas investigações. O convidado especial deste debate será Raymond H. Cuijpers, do departamento de tecnologia humana da Universidade de Eindhover, que falará da necessidade de uma interação condigna entre Homem e robôs.
O evento levará ainda a Guimarães competições em sete categorias diferentes – desde o futebol robótico à condução autónoma, passando pela dança, busca e salvamento – e demonstrações de robôs e sistemas relacionados com robótica, que prometem mobilizar os amantes da eletrónica de todo o país.
Os concorrentes vão acampar – literalmente – no pavilhão Multiusos que, para acolher o certame, viu as suas galerias transformadas num dormitório com mais de 400 colchões.
Até dia 12 terão lugar os testes e demonstrações e, a partir do dia seguinte, começam as provas, com as equipas seniores a disputar partidas de Futebol Robótico Médio, Condução Autónoma, Robot@Factory e Freebots.
Os vencedores de cada competição, sénior ou junior, irão representar Portugal no campeonato mundial Robocup 2012, que se realiza em Junho, no México.